abril 28, 2022

Dessecador de acrílico para laboratórios e tradicionais: uso e aplicação

O dessecador de acrílico para laboratórios é um equipamento que pode ser fabricado em vários tamanhos e configurado para qualquer demanda que ocorra em laboratórios de pesquisa para a preservação de amostras e produtos acabados prontos para uso.

O dessecador é um dos instrumentos mais utilizados em laboratórios, assim como os dosímetros, o agitador magnético, o durômetro, etc. É um instrumento projetado para a conservação a seco de uma amostra ou substâncias cuja composição pode ser alterada pela umidade.

O dessecador é um dos materiais de laboratório utilizados para a correta conservação a seco de uma amostra.

Deve-se notar que a saturação de umidade pode dificultar a transferência de massas em um espaço. O que pode fazer com que ela comece a se decompor.

Embora a exposição ao calor possa ser uma das formas mais utilizadas para combater a humidade, depende muito da substância que está em tratamento. Existem substâncias que sofrem alteração com o aumento da temperatura.

Dessecador de acrílico para laboratórios: como funciona

Para entender melhor o dessecador, devemos saber que ele está dividido em duas partes principais. A primeira é uma grande cavidade, onde é colocada a amostra a ser preservada. A segunda é outra cavidade menor que abriga o material dessecante. Dessecantes mais comuns:

  • Sílica gel,
  • Sulfato de cálcio;
  • Cloreto de cálcio;
  • Argila de montmorillonita;
  • Argila diatomácea (argila moler, da Dinamarca)
  • Peneiras moleculares.

O material dessecante têm qualidades higroscópicas, o que significa que absorvem umidade. Um bom exemplo é a Sílica Gel, que tem a capacidade de absorver a umidade de ambientes fechados, não é tóxico e não é inflamável. O tipo de dessecante usado nos dessecadores varia de acordo com o material que nele é preservado ou tratado.

Características do dessecador

O dessecador é um instrumento que pode ser fabricado de vários materiais como: vidro, acrílico, policarbonato, entre outros; porém todos compartilham das mesmas características. Graças aa quais, podemos detectar mais facilmente este dispositivo de laboratório.

O dessecador é composto de quatro a cinco partes: o corpo, que é a parte maior e que contém o restante das partes do dessecador, a tampa que tem a função de selar a amostra também faz parte do corpo.

A plataforma removível é outra parte deste do dessecador, e funciona para as partes do furo, onde as amostras são colocadas. A plataforma removível pode ser feita de porcelana, acrílico ou aço inoxidável. No dessecador de acrílico para laboratórios do tipo gabinete temos a porta que vem com borrachas de vedação e trava com chave.

Por fim, temos o termo-higrômetro, que permite controlar o nível de umidade.

Alguns dessecadores tem torneira de vácuo e medidor de pressão. O vácuo gera a falta de matéria no espaço interno do dessecador, quanto mais baixa a densidade de partículas melhor o funcionamento do dessecador.

Precauções no uso do dessecador

Embora o uso do dessecador não seja nada complicado, devemos levar em conta alguns cuidados na hora de usá-lo. Para começar, quando a amostra está muito quente, o melhor a ser feito é aguardar o resfriamento pouco a pouco. Isso é importante para evitar que o dessecador sofra qualquer tipo de mudança repentina.

Ao mesmo tempo, na hora de abri-lo, deve ser feito de forma deslizante. Desta forma, evitamos que a amostra seja alterada por uma mudança abrupta na pressão.

Um ponto importante é a escolha correta do dessecante avaliando a amostra e o procedimento, levando em consideração que alguns dessecantes não funcionam bem em certas substâncias. Ao mesmo tempo, outros dessecantes podem acelerar o processo ao agir com certas amostras.

O objetivo do dessecador é desidratar uma amostra, mas também conservá-la. Em ambos os casos, a limpeza e a vedação hermética são particularmente importantes. Se esses dois pontos não forem cobertos, a amostra pode estar contaminada.

A tudo isso devemos acrescentar a importância de que ao trabalhar com materiais higroscópicos eles devem ser armazenados em recipientes com tampas. A tampa não deve ser movida do seu lugar enquanto estiver dentro do dessecador.

Tipos de dessecadores

Para começar, devemos saber que existem muitos tipos de dessecadores, mas todos seguem exatamente o mesmo processo. Na verdade, o que varia é o seu design, o que permite classificá-lo em dois tipos principais, que são o circular e o dessecador. Mais detalhadamente podemos dizer que esses dois tipos são;

  • Dessecador Circular: Este é o mais comum, sendo também o mais escolhido. Em relação à sua função, podemos dizer que são utilizados para amostras pequenas ou médias. Se falarmos sobre o material com o qual eles são projetados, isso pode variar. Encontrando um pouco de plástico e vidro, sendo o de vidro mais complicado de manipular.
  • Dessecador de gabinete: ao contrário do dessecador circular, este é usado principalmente para amostras grandes e tem formato quadrado. Em relação aos materiais utilizados para o seu design, estes são geralmente policarbonato, acrílico ou aço inoxidável. Algo que chama muito a atenção nesse tipo de dessecador é que ele possui alguns modelos com várias câmaras.

É importante mencionar que embora ambos os dessecadores sejam diferentes em termos de design, eles possuem algumas semelhanças como; podem ou não ser selados a vácuo, com chave de extração de ar e materiais diversos.

Em relação às diferenças, como pudemos notar, quando falamos de um tipo circular, elas são usadas principalmente para pequenas amostras e para transportá-las. Mas quando falamos de gabinete ou armário, isso é frequentemente usado para grandes amostras e para conservá-las.

Dessecador de acrílico para laboratórios para freezers e geladeiras

Além das características e tipos de dessecadores descritos acima, existem dessecadores de acrílico para laboratórios que servem para organizar e armazenar materiais em geladeiras e freezers. Alguns materiais que tem a necessidade de permanecer em baixas temperaturas para manter suas características intactas.

Os dessecadores de acrílico para laboratórios podem ser fabricados de acordo com as medidas internas da geladeira ou freezer com a distribuição interna de acordo com o formato dos frascos ou embalagens do produto a ser preservado.

Entre em contato com a Campion e conheça as possibilidades de fabricação de dessecadores de acrílico para laboratórios.

Posts relacionados