fevereiro 22, 2022

Tecnologias para home office no “ano do trabalho híbrido”

As tecnologias para home office estão cada vez mais em alta desde 2020 com início da pandemia, e a tendência não é de recuo. As empresas e os colaboradores descobriram novas formas de trabalho e entenderam de vez que a presença física nem sempre é sinônimo de produtividade.

O que é um local de trabalho híbrido?

Modalidade de trabalho que alterna a presença física no escritório com o trabalho remoto ou “home office”.

Por definição, a empresa que decide adotar a modalidade de trabalho híbrido se reorganiza internamente, não só na relação de trabalho, como no espaço interno. Aproveitando a mudança as empresas diminuíram os espaços e os custos, os escritórios ficaram menores e ninguém mais tem uma mesa fixa.

O home office que antes era considerado um luxo, a partir de 2020 virou ferramenta essencial para barrar a contaminação do vírus e proteger a vida dos colaboradores.

Tecnologias para Home Office: nem tudo são flores

Algumas pessoas encontraram no Home Office o ambiente perfeito que combinou a produtividade com a qualidade de vida perto dos filhos e dos pets.

O sucesso do trabalho híbrido depende da capacidade dos líderes no investimento estratégico e na tomada de decisões para dar apoio às equipes deslocadas. Na promoção de uma cultura corporativa positiva em todas áreas e capacitar os colaboradores, independentemente de estarem no escritório ou em casa.

Outro desafio para as empresas é não perder de vista as experiências dos colaboradores. Mesmo quando parte da equipe não está fisicamente no escritório a atenção e e a manutenção do relacionamento deve ser mantida mesmo que a distância.

Pesquisas recentes apontam que não dão atenção aos colaboradores em home office podem perder seus talentos, e os gestores sem treinamento ou habilidade para gerenciar equipes remotas provavelmente não maximizarão a produtividade.

Por outro lado, é importante apoiar aqueles que estão no escritório. Isso significa investir em ferramentas e tecnologias que possam ajudar os colaboradores no local a colaborar com seus colegas de trabalho remotos.

Os benefícios do trabalho híbrido

É possível enumerar muitos benefícios no trabalho remoto: sem transito, mais flexibilidade no horário, menos distrações e interrupções – mas para muitos também há muitas desvantagens, como isolamento social, falta de motivação e dificuldade em manter um bom equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal.

O principal benefício do trabalho híbrido é que oferece aos colaboradores a flexibilidade de trabalhar no estilo que melhor lhes convier. As pessoas que rendem mais no ambiente de escritório podem ir ao escritório todos os dias, as pessoas que realmente se encontraram trabalhando em casa podem continuar em Home Office ou as pessoas podem optar por uma mistura dos dois.

Outro benefício dessa flexibilidade é que os esforços de recrutamento podem ser abertos porque as restrições geográficas podem ser removidas e as empresas podem atrair pessoas com diferentes necessidades de trabalho.

Com essa mudança, a necessidade para organização dos colaboradores presencialmente e em home office é crescente. A Skedway é a ferramenta ideal para otimizar o uso das salas e escritórios, facilita o trabalho remoto, poupa investimentos em infraestrutura e espaço físico. Aumenta a qualidade de vida dos colaboradores reduzindo o tempo de deslocamento e transporte.

Qual é o futuro do trabalho híbrido?

Os debates em torno do trabalho híbrido tem aumentado desde 2020 e não dão sinais de desaparecer tão cedo. A ascensão de ambientes de trabalho híbridos coincide com a demanda por habilidades digitais; um estudo prevê que as tecnologias emergentes aumentarão a demanda por habilidades digitais em até 50% nos EUA e na Europa na próxima década.

Lidar com a tecnologia de realidade virtual e aumentada, é só a ponta do iceberg das possibilidades que envolvem locais de trabalho híbridos.

Posts relacionados