outubro 7, 2021

Acrílico transparente: 5 principais setores que usam acrílico

Acrílico transparente ou colorido é um dos principais materiais utilizados na indústria devido a sua versatilidade, beleza e resistência. Sendo muito útil para peças técnicas em acrílico, decoração e comunicação visual.

O plástico acrílico mais comum é o metacrilato de polimetilo (PMMA). É um material resistente e altamente transparente, podendo também ser colorido, moldado, cortado, dobrado, perfurado. Atendendo a qualquer necessidade de personalização.

Atualmente existem mais de 1000 cores de acrílico desenvolvidas em chapas de 14 tamanhos e 13 espessuras.

Móveis e decoração em Acrílico transparente

A maior utilização atualmente do acrílico transparente para decoração é com móveis de luxo e personalizados, como: mesas de jantar, mesas de centro, gaveteiros para organização, vasos de flores e aparadores.

Trazendo inovação, sofisticação e devido a transparência e “efeito clean”, ornamento com diversos outros materiais. Possibilitando para designers e arquitetos ótimas interações com iluminação e personalização do ambiente.

Construção civil

Devido a funcionalidade e beleza, tem se destacado na tematização de ambiente e acabamentos. Seja em projetos estruturais ou decorativos, é muito utilizado devido a sua versatilidade e charme, mantendo a segurança necessária.

Pode ser utilizado em: coberturas, fachadas, revestimentos, sacadas, divisórias, caixa porta objeto de bancos, passarelas, escadas, piscinas etc.

Um dos projetos mais inovadores no segmento é a ligação do complexo residencial Embassy Gardens que “está fazendo sucesso depois de anunciar uma construção única: uma piscina transparente de acrílico a 35m de altura que ligará o topo de duas torres de 10 andares. A ideia, chamada de “Sky Pool”, é primeira do mundo, permitindo que as pessoas nadem entre os prédios e tenham uma vista panorâmica incrível, capaz de ver até o rio Tâmisa.”

Confira o artigo completo no Blog da Arquitetura.

Peças para Indústrias Farmacêuticas

 O acrílico é amplamente usado em indústrias farmacêuticas, laboratórios e salas limpas devido a sua rigidez, facilidade de moldagem e resistência. Sobre suas características técnicas: não estilhaça, condutividade 3,77 vezes menor que a do vidro, indicado para utilização em temperatura as de até 85°C em uso contínuo, transmite até 93% da luz e permeável.

Sendo utilizado para displays e armários organizadores de documentos, ou peças técnicas sob medida como: Dessecador, Armário dessecador, Suporte de pipetas, Armário para colunas cromatográficas, Minicâmara de manipulação com luvas, Tubos de acrílico etc.

Proteção de máquinas industriais

Proteção para máquinas em acrílico ou policarbonato são peças importantes e essenciais para as indústrias e fabricantes de máquinas. Esse tipo de proteção está presente em todos os ambientes de manufatura e produção.

O material mais comum é o policarbonato, embora o acrílico e o PVC transparente também sirvam para certas aplicações.

Tanto as coberturas para máquinas, portas e as peças acabadas destinadas as proteções dos operadores são classificadas como peças técnicas em policarbonato ou acrílico. Alguns exemplos são:

  • Proteção da máquina;
  • Caixas de máquinas;
  • Coberturas de isolamento acústico;
  • Acessórios para móveis;
  • E peças mecânicas.

As peças citadas acima podem ser fabricadas em várias formas e cores, com diferentes espessuras de material, coladas, dobradas ou parafusadas.

No Brasil a NR12 é a norma regulamentadora que cuida da segurança do trabalho máquinas.

 

Acrílico transparente para proteção de maquinas

 

Comunicação visual

 Se utiliza da criatividade e composição de cores para inovar e atender as mais diversas demandas do mercado. O acrílico é muito utilizado devido a resistência, maleabilidade e flexibilidade.

A semelhança do acrílico transparente com o vidro e a leveza contribuem para que ele seja um material muito utilizado na Comunicação Visual, pois pode ser utilizado nos mais variados ambientes, interno ou externo.

Por ser um material diferenciado e que confere aos produtos uma ideia de inovação e modernidade, o Acrílico chama a atenção dos clientes e valoriza a marca da empresa e do produto que está sendo divulgado.

O acrílico na comunicação visual pode ser usado em:

  • Fachadas comerciais;
  • letreiros;
  • placas de sinalização e identificação;
  • brindes;
  • troféus e medalhas
  • totens;
  • painéis;
  • materiais promocionais e displays.

 

Posts relacionados