O acrílico é considerado o mais nobre dos plásticos, é transparente, resistente a intempéries e oferece excelente clareza óptica. As chapas de acrílico podem ser fabricadas de duas maneiras: método cast ou estrudado, tem boa aderência a adesivos e solventes e são fáceis de termoformar.
*Termoformar: método de transformação de polímeros através do aquecimento de chapas termoplásticas, com moldagem por pressão positiva ou negativa.
Semelhante ao policarbonato, é indicado como alternativa ao vidro por ser resistente ao impacto. Foi produzido pela primeira vez em 1928 e levado ao mercado cinco anos depois pela Rohm and Haas. É considerado até hoje um dos plásticos mais transparentes do mercado. Outros plástico com boa transparência são: o PETG, Poliestireno e o Policarbonato. A descoberta que levou diretamente ao desenvolvimento do plástico acrílico remonta a 1843. Quase 100 anos depois, em 1933, o nome comercial “Plexiglas” foi patenteado pelo químico alemão Otto Rohm. Nos tempos modernos, é produzido por um grande número de empresas, cada uma com seu próprio processo de produção e receita única. Os nomes comerciais incluem variantes bem conhecidas, como Plexiglas® da ELF Atochem ou Lucite® da DuPont. Na segunda guerra mundial aconteceram as primeiras aplicações em periscópios submarinos, janelas de aeronaves, torres e coberturas. O acrílico, atende uma variedade de aplicações onde a clareza natural e resistência ao impacto são fatores relevantes. Alguns usos do acrílico mais comuns são:
Devido a clareza do material, pode ser aplicado em janelas, tanques e redomas para exposições.
O acrílico apresenta a mesma translucidez do vidro embora esteja disponível no mercado em mais de 1000 variedades de cores (translúcidos ou não). O policarbonato também é encontrado em cores (menos do que o acrílico) e também apresenta boa transparência, uma diferença importante é que o acrílico é livre do bisfenol A (BPA), potencialmente prejudicial a saúde.
O acrílico é classificado como um “termoplástico”, a classificação está relacionada à forma como o plástico responde ao calor. Uma propriedade útil importante dos termoplásticos é que eles podem ser aquecidos, resfriados e reaquecidos sem degradação significativa. Termoplásticos podem ser reciclados e reaproveitados como material de segunda linha, através da liquefação e moldagem por injeção. O acrílico é um plástico muito útil para aplicações onde a clareza é necessária e a alta resistência ao impacto não é um problema.
*O acrílico é uma alternativa mais leve do que o vidro e mais econômico que policarbonato (média de 35%).
O acrílico pode ser cortado em formas extremamente finas usando a tecnologia de corte a laser porque o material evapora sob o impacto da energia do laser concentrada.