outubro 26, 2021

Discos Friabilômetros de Acrílico para Indústria Farmacêutica

Os discos Friabilômetros são usados em indústrias farmacêuticas e laboratórios para medir a friabilidade de comprimidos. A Friabilidade é um teste mecânico que visa medir a resistência de comprimidos, sementes, cápsulas etc.

O teste de Friabilidade

De acordo com a USP , a amostragem de comprimidos que pesem individualmente 650mg ou menos deve ser a correspondente a 6,5g de peso total, enquanto comprimidos de peso superior a 650mg podem ser testados com 10 comprimidos de amostragem.

No decorrer do teste é possível verificar e analisar a quantidade de pó que se solta pelo movimento dos comprimidos. Essa medida é importante pois simula o transporte dos comprimidos dentro dos blisters, podendo perder somente uma quantidade controlada de pó.

Portanto, o teste de friabilidade possibilita determinar a resistência dos comprimidos à abrasão, quando submetidos a ação mecânica de aparelhagem específica.

Procedimento

O procedimento consiste em: Pesar os comprimidos com exatidão, introduzi-los no aparelho, ajustar a velocidade para 25 rotações por minuto (funcionamento total de 4 minutos), remover qualquer resíduo de pó da superfície dos comprimidos, pesar novamente.

  • Antes do teste, os comprimidos amostrados devem ser pesados, com exatidão, atentando-se para não haver sem nenhum pó aderido à superfície dos comprimidos;
  • Os comprimidos amostrados são então colocados nos discos de acrílicos (NEGRITO), que são encaixados no eixo de rotação;
  • O tambor deve completar 100 voltas a 25rpm. Ajustando a velocidade para 25 rotações por minuto (funcionamento total de 4 minutos);
  • Os comprimidos são removidos, a poeira aderida à superfície deve ser retirada e então a amostra é novamente pesada;
  • Geralmente o teste é feito somente uma vez;
  • Caso comprimidos estejam quebrados, lascados ou fraturados, a amostra é reprovada no teste de friabilidade;
  • Caso os resultados sejam maiores que a especificação ou sejam duvidosos, o teste pode ser repetido mais duas vezes e a média de três medições é calculada;
  • De acordo com a USP, a média de perda de peso máxima entre as três medições não pode ultrapassar 1%.

A partir desse processo é possível analisar qual foi a quantidade de perda de pó dos comprimidos.

Discos Friabilômetros de Acrílico

Os discos friabilômetros de acrílico transparente são responsáveis pelo suporte e rotação dos comprimidos. Fabricados de acrílico cristal transparente, é possível visualizar e acompanhar todo o processo de friabilidade.

 

Posts relacionados