A proteção de máquinas industriais em policarbonato oferece resistência e a transparência necessária para a operação segura da máquina. O policarbonato aplicado a proteção de maquinas atende aos níveis de proteção exigido pela NR12 Segurança de Máquinas.
Destinam-se a proteger os operadores de destroços, material ejetado ou até mesmo mofo quebrado. Também é uma boa maneira de eliminar a contaminação de seus produtos durante os processos de fabricação, entre as principais utilizações, incluem:
A matéria-prima das proteções da máquina pode ser policarbonato, PETG ou acrílico transparente, mas o policarbonato é o mais utilizador e recomendado. Pode ser um retardante de chama de uso geral, o PETG é normalmente usado para aplicações resistentes a produtos químicos e o acrílico é adequado para ambientes de baixo impacto.
As proteções em policarbonato transparente são utilizadas em todas as máquinas ou equipamentos de produção que podem causar ferimentos potenciais aos operadores, se referem a dispositivos de proteção feitos de material plástico usados para cobrir as peças móveis, peças e componentes do maquinário que representam um perigo para os usuários ou trabalhadores. Idealmente, máquinas com partes e peças móveis tendem a representar uma grande ameaça para os usuários ou operadores.
Fornecer barreiras físicas, evitando que seu corpo ou qualquer parte dele saia da zona de perigo aparente durante o ciclo de operações da máquina, sendo utilizados para evitar contatos que possam levar à contaminação dos produtos, principalmente durante o processo de produção.
O design deste dispositivo é para garantir que eles protejam os funcionários e operadores de possíveis impactos de ejeção de material ou ferramentas quebradas, além disso, essas proteções também auxiliam na proteção dos produtos contra contaminação, principalmente durante o processo de produção.
O principal objetivo das proteções é evitar que projéteis machuquem os operadores. O policarbonato atende a esse critério com excelência, fornecendo uma alta resistência ao impacto, tornando-o o melhor material para a qualidade de fabricação e protetores de máquina duráveis para uma ampla gama de aplicações.
O policarbonato é naturalmente rígido, o que significa que possui uma alta resistência à deformação devido a qualquer carga aplicada em particular. Portanto, não é facilmente dobrável, exigindo uma grande habilidade e know how para moldar e personalizar.
A transmitância de luz é um aspecto crítico da operação de uma máquina, pois permite que os operadores tenham uma visão clara dos componentes internos do dispositivo. Facilitando o monitoramento do equipamento.
O policarbonato também é resistente a uma ampla gama de produtos químicos, garantindo a conservação e garantia de que material não sofrerá erosão como resultado de uma reação química. Protegendo a integridade do equipamento e mantendo a segurança para o colaborador.
Também é resistente a temperaturas até 135 °C, sendo classificado como de combustão lenta.
Leia Também: Principais setores que usam acrílico
São os dois termoplásticos mais utilizados no mercado, ambos têm propriedades excelentes, o que os torna ideais para esses itens. No entanto, essas propriedades variam, principalmente no que diz respeito à fabricação desses produtos, confira abaixo as principais diferenças:
As proteções de acrílico são comparativamente mais fáceis de usinar do que os protetores de policarbonato, sendo mais facilmente dobráveis e flexível. É mais transparente e brilhante.
Por outro lado, as proteções de policarbonato para máquinas têm maior resistência comparado ao acrílico.
Além disso, os protetores de policarbonato para máquinas não são inflamáveis, são altamente resistentes a produtos químicos, são comparativamente mais leves do que o acrílico e podem ser facilmente perfurados sem rachar.